Bares de Campinas terão de fechar as portas às 23 horas

Resumo da Reportagem

Projeto de autoria do Executivo em tramitação na Câmara, quer impor horário-limite para funcionamento de bares e restaurantes em Campinas. Pelo projeto, os estabelecimentos poderão operar até 23 horas e terão, no máximo, uma hora a mais de tolerância até que sejam obrigados a fechar as portas.
Esse tempo de tolerância deverá servir para “desmobilização do público de dentro do estabelecimento”.
Na proposta feita pela Administração, fica determinado que estabelecimentos como bares, restaurantes e lanchonetes só poderão funcionar depois desse horário se tiverem um alvará específico de uso. Os bares com música ao vivo, por exemplo, só poderão funcionar se tiverem isolamento acústico.
O diretor do Departamento de Controle Urbano da Prefeitura de Campinas, Moacir Martins, diz que a ideia do projeto é evitar perturbação do sossego e atender a uma recomendação do Ministério Público que teria manifestado preocupação com desrespeitos à chamada ‘Lei do Silêncio’.
Quem não obedecer a determinação poderá ser multa em R$ 3 mil. Se persistir na infração pode ter o estabelecimento lacrado. Se romper o lacre será multado em R$ 16 mil. Vinte fiscais vão trabalhar nesta fiscalização.

Comentários Por: Felipe

Particularmente não acho que esse projeto de lei irá para frente, determinar o horário para fechar as portas de um estabelecimento que é o alvo do lazer da população é meio que um absurdo. As pessoas trabalham o dia todo e no fim dele querem relaxar, ter um pouco de lazer e diversão mas não querem que coloquem um “toque de recolher” nisso.
Concordo que em alguns casos os estabelecimentos acabam “perturbando o sossego” da região que está localizado, mas nesse caso deve haver uma regularização e fiscalização para que esse estabelecimento se adeque a região. Um isolamento acústico, uma programação mais calma depois de um certo horário, uma lista limitada de pessoas que poderão frequentar aquele lugar naquele dia, essas são algumas soluções que, ao meu ver, se encaixariam melhor contra o problema que esse projeto de lei está discutindo.

Já tem um evento marcado para o Facebook contra esse projeto, os clientes desses estabelecimentos não ficarão satisfeitos ao serem obrigados a se retirar durante uma boa conversa com os amigos, um momento de lazer que não tinha à tempos, um encontro com alguém especial...

Uma cidade precisa oferecer lazer à população e esse projeto está limitando isso, é preciso ter bom senso, pensar por todos os lados e em todas as soluções possíveis para a discussão desse projeto.

Link da Reportagem abaixo
https://www.metrojornal.com.br/noticias/2017/05/26/bares-campinas-terao-fechar-portas-23-horas.html

Comentários

Unknown disse…
Felipe, legal a escolha do assunto do post. Com certeza assunto bem polêmico e atual! Ainda envolverá muitas discussões e diferentes pontos de vista. Vamos acompanhando na mídia para ver se será aprovado. ;o)

Postagens mais visitadas